Segundo essa concepção a aprendizagem ocorre através de contingências, surgimentos ao acaso, de estímulos e respostas dos organismos, onde o comportamento é observado como uma resposta as experiências (estímulos, ações) que pode ser preconcebido. Nesse sentido para os teóricos dessa linha de pensamento o meio em que as pessoas vivem exerce influência sobre o comportamento, no qual tanto animais quanto seres humanos aprendem sobre o mundo de forma semelhante reagindo às situações e características ambientais, que podem ser-lhes favoráveis ou não. Dessa forma, os behavioristas tentam identificar através das condições ambientais se um determinado comportamento vai ou não se repetir.
Os principais teóricos behavioristas são: John Broadus Watson, Ivan Pavlov, B.F. Skinner e Albert Brandura.
John Broadus Watson (1878-1958) nasceu na Carolina do sul, é considerado o primeiro e mais sistemático dos behavioristas. Ele afirma em um de seus postulados que existe uma resposta imediata para qualquer tipo de estímulo, do mesmo modo para qualquer resposta existe um estímulo. A partir desse e de outros postulados ele aplicou as teorias de estímulo e respostas em crianças pequenas, tentando determinar tipos e diversidades de comportamentos congênitos, que pudessem ser identificados e supostamente herdados. Além disso, este fez estudos sobre o condicionamento pelo medo (condicionamento clássico) e a sua eliminação.
A relação do behaviorismo com a educação consiste na modificação do comportamento tanto do professor como do aluno melhorando a aprendizagem. Watson era categórico ao considerar que a transformação do indivíduo por meio da educação era possível.
"Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepará-la-eí para se tornar um especialista que eu selecione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados.”
(WATSON)
Um dos tipos de aprendizagem do behaviorismo é o condicionamento clássico, que é um processo de aprendizagem em que um estímulo neutro quando repetido com um estímulo eficaz produz uma resposta que anteriormente não existia, ou seja, ocorre um processo de associação.
Ivan Pavlov (1849-1936) um fisiologista russo foi quem desenvolveu os princípios básicos do condicionamento clássico através de experimentos com cães, onde ele observou que esses ao verem a comida começavam a salivar, a partir disso ele começou a tocar uma campainha (estímulo neutro) junto com a entrega da comida, depois de várias repetições do experimento o cão começa a salivar quando a campainha toca mesmo sem ver a comida. A comida inicialmente é um estímulo não condicionado e a salivação é uma resposta não-condicionada, já com o término dos experimentos a salivação se torna uma resposta condicionada enquanto que a campainha passa a ser um estímulo condicionado.
O outro tipo de aprendizagem é o condicionamento operante, que é um processo em que respostas são aprendidas pelo indivíduo porque ele opera ou afeta o ambiente, ou seja, ele é condicionado pela suas ações no meio em que vive.
B.F. Skinner (1904-1990) um psicólogo americano foi quem estabeleceu os princípios básicos desse condicionamento utilizando em seus experimentos ratos e pombos, que segundo ele podiamter seus princípios aplicados a humanos. O reforço é entendido como qualquer ocorrência, situação que aumenta aintensidade de um comportamento, ele é visto também como uma conseqüência do comportamento e se não estiver presente até o seu final por um determinado tempo acarretará na sua extinção.
Existem dois tipos de reforços, o reforço positivo é um estímulo favorável que ocorre após umcomportamento desejado, como por exemplo, dar comida ao cachorro depois que ele correu para pegar a bola etrouxe de volta. O reforço negativo é a remoção de algo desfavorável, um evento aversivo, depois de um comportamento, por exemplo, permitir que uma criança assista aodesenho depois que ela parar de fazer mau-criação. Existe ainda o reforço intermitente, que éaquele que reforça uma resposta de maneira não tão contínua.
O castigo (punição) que é uma consequência do comportamento, tanto pode ocorrer pelaapresentação de um estímulo desagradável quanto pela retirada de um estímulo agradável, porexemplo, o menino desobediente fica sem assistir televisão ou então apanha para aprender aobedecer.
Modelação é o reforço dos eventos que mais se aproximam do comportamento desejado, porexemplo, se uma pessoa quer treinar um cão para que ele toque uma campainha, o dono precisareforçar com um alimento toda vez que ele se aproxima da mesma, exigindo que o cachorro seaproxime cada vez mais até que ele a toque.
A eficiência no ensino pode ser melhorada, segundo Skinner, através da organização dos conteúdos em unidades simples compostas por pequenos tópicos ensinados passo a passo. O progresso do aluno se dá por avaliações objetivas contendo uma única alternativa. Se o aluno deve aprender mais sobre aquele assunto deve-se introduzir pequenos textos que contenham algo sobre o assunto com informações incorretas e outras corretas. O comportamento desejado leva o aluno para a próxima unidade, assim, recebe um reforçador. Se não, ele retorna a unidade. Esse método possibilita o aluno estudar praticamente sozinho em seu ritmo de aprendizagem. A garantia de assimilação e fixação se dá pelo fornecimento de estímulos reforçadores.
Para Skinner, as escolas perdem muito tempo no ensino de conteúdos que poderiam ser ministrados de forma mais rápida e eficiente. Uma forma de favorecer esse modo de ensino seria a elaboração de aulas com conhecimentos simples, sem grandes divagações exigindo do aluno resposta objetivas sobre os assuntos abordados.
Os professores, pais e mães por mais que não percebam utilizam princípios behavioristas na educação. A utilização de reforços como notas por participação, comportamento, atividades feitas e entregues em prazo pré-estabelecido, lazer em troca das atividades domésticas realizadas, entre outras, são baseadas nas abordagens comportamentalista do ensino.
Algumas atitudes punitivas com intenção de diminuir determinados comportamentos incompatíveis com a sala de aula podem reforçar o comportamento. Isso mostra que o professor deve levar em consideração a história de cada um dos alunos ou da turma. Assim, o professor pode modificar suas próprias atitudes melhorando os processos de aprendizagem.
Albert Bandura (1925...) nasceu em uma pequena cidade do Canadá, onde desenvolveu seus estudos sobre aprendizagem a partir do condicionamento operante de Skinner. A partir de observações ele percebeu que o reforço não precisava ser obrigatoriamente ofertado ao indivíduo que emitiu uma resposta, ou seja, um reforço que é recebido por um determinado indivíduo pode ter um efeito sobre os demais sujeitos que vão passar a imitá-lo, com o objetivo de igualmente receberem o mesmo reforço, esses reforços foram denominados de vicariantes. Os reforços vicariantes, portanto, ao agirem sobre o indivíduo de forma separada, estendem o poder da sua ação a todos os outros, esse tipo de condicionamento social encontra-se muito presente em sala de aula.
Referências Bibliográficas
Livros:
BAUM, William M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. 2. ed. rev. e ampliada. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
CARRARA, Kester (Org.), Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. 1. Ed. São Paulo: Avercamp, 2004.
CUNHA, Marcus Vinicius da, Psicologia da educação. 4. Ed, Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 37-56.
MEDEIROS, Carlos Augusto de; MOREIRA, Márcio Borges;. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia: ciência da educação. São Paulo: Cortez, 1996.
Sites:
http://psiquelogados.blogspot.com/p/skinner.html
http://sitededicas.uol.com.br/ga_p1.htm
http://gavetadatralhamaefilha.blogspot.com/2011/03/comportamento-humano.html
:http://www.anutricionista.com/formacao-do-habito-e-do-comportamento-alimentar-da-crianca.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Bandura
http://www.oocities.org , acesso em (09/10/2011) 12:45
http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/teoria-da-aprendizagem-social-bandura , acesso em 09/10/2011 13:10
http://www.golfinho.com.br/biografias/albert_bandura , acesso em 12/10/2011 10:04 (imagem de Bandura).
muito bom
ResponderExcluir