Albert Bandura nasceu em 04/12/1925 na cidade de Mundare ao norte de Alberta, no Canadá. Bandura estudou em uma escola do ensino fundamental e médio de poucos recursos. Ele era de família pobre, no entanto, trabalhou na construção civil no Yukon preenchendo buracos na estrada do Alaska. Ingressou no curso de psicologia bacharelado na universidade da Columbia Inglesa e concluiu a graduação em 1949. Cursou o doutorado na universidade do estado de Lowa e concluiu em 1952. Durante o doutorado, Bandura foi influenciado pelo behaviorismo e pela teoria da aprendizagem. Em 1953, começou a lecionar na universidade de Stanford e com a ajuda de um dos seus primeiros alunos formados, Richard Walters, escreveu seu primeiro livro “Adolescent Aggression”, em 1959. No início da década de 1960, Bandura propôs a teoria da Aprendizagem social, essa teoria recebeu outra denominação em 1986 para teoria cognitiva social. A teoria da aprendizagem social visa em reconhecer e combinar elementos das teorias comportamentalistas e cognitivas. Essa teoria aborda o conceito de modelagem e é representada pelas pessoas que podem aprender através da imitação do comportamento dos outros indivíduos. Para comprovar, essa teoria, Bandura desenvolveu uma pesquisa com crianças (3 a 6 anos). Ele registrou um grupo de adultos que gritavam e davam murros e pontapés num boneco inflável, cujo nome João Bobó e exibiu a ação para as crianças. Após a exibição, as crianças foram encaminhadas para o cenário onde o boneco João Bobó estava; as crianças reagiram iguais ao grupo de adultos. Com isso, a teoria cognitiva social serve de alerta para os professores, pois, eles têm que se atentar não apenas em transmiti o conhecimento, mas como o conteúdo é passado.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZeE_Ymzc1rE&feature=player_detailpage
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